Enquanto líderes sabemos a importância na performance das equipas quando conseguimos inspirar e motivar as pessoas. Sabemos o desafio que temos pela frente mas na verdade o desafio ainda é maior. Qual é a nossa capacidade de inspirar e motivar os outros, quando nós próprios não estamos motivados e muitas vezes nem temos essa consciência?
A Auto-liderança é na verdade o grande desafio!
Segundo a definição de Manz e Sims Jr. (1991), “a Auto-liderança é um processo em que o indivíduo se influencia para desenvolver o autoconhecimento, quem ele é, do que é capaz, para onde vai e, assim, obtenha a autodireção e a automotivação necessárias para se comportar e agir de forma a atingir o objetivo pessoal desejado.”
Uma análise realizada em 2015 pela Korn Ferry, autoridade em temas relacionados com a liderança, demonstra que as empresas públicas com maior taxa de retorno tem nos seus quadros profissionais que apresentam níveis elevados de auto-consciência.
O líder considerar que a Auto-liderança é uma prioridade é o seu primeiro grande passo mas para dar continuidade a este processo é necessário determinação e disciplina para ser incluído numa rotina diária.
Aventure-se pela Auto-liderança, utilize o Executive Mentoring para facilitar todo o processo de integração desta disciplina na sua vida profissional.
Antes de motivar os outros é preciso que o líder o faça a si mesmo. No caminho vai deparar-se com questões pertinentes:
- Quais são os meus objetivos, onde quero chegar?
- A minha equipa sabe para onde está a ir?
- Inspiro e motivo as pessoas?
- Gostaria de ser liderado por mim?
A ausência de resposta a estas e outras questões não terá impacto na sua liderança?